Header Facebook_formacao_ampliada-01.jpg
FORMAÇÃO AMPLIADA EM
DESENHO ANIMADO

O curso Formação Ampliada em Cinema de Animação consistirá em aulas presenciais, teóricas e práticas, utilizando mesa de luz, papel e materiais de desenho. Os alunos serão selecionados com base no envio de portfólio através da página da Escola Goiana de Desenho Animado, seguido de entrevistas.

Além das aulas tradicionais de animação, serão oferecidas atividades complementares ministradas por profissionais de diversas regiões do Brasil. Essas atividades incluirão oficinas de adaptação de roteiro de HQ para animação, modelo-vivo aplicado ao desenho animado, técnicas experimentais e novas linguagens, e pintura digital em animação.

fghjfxyjdrfyj01.png
CONECTE-SE CONOSCO:
  • YouTube - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook
stories_redes_sociais_formacao_ampliada-012.png
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO CONOSCO NESTE PROJETO
stories_redes_sociais_formacao_ampliada-012.png
ESCOLA GOIANA DE DESENHO ANIMADO E MMARTE PRODUÇÕES

A Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) é uma extensão do estúdio MMarte Producões. Essa parceria é responsável por inúmeros projetos na área de formação profissional, eventos e mostras de cinema e produção de filmes. Conheça alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Escola Goiana de Desenho Animado e MMarte produções.

Foto Emerson Rodrigues.jpeg

ANIMAÇÃO TRADICIONAL

QUADRO-A-QUADRO,​ com Emerson Rodrigues

Emerson Rodrigues é diretor de animação, professor e desenhista, co-fundador do estúdio Buraco de Bala em Brasília-DF, onde acumulou mais de 15 anos de experiência em direção de animação. Trabalhou em projetos para marcas renomadas como Nike, Mc'Donalds, MTV, Vh1, Red Bull e WWF. Possui formação em Design Industrial pela UnB e especialização na Concept Design Academy (Califórnia) e na prestigiada escola de animação francesa Gobelins, L'école de l'image. Desde 2013, ministra aulas de animação 2D na Escola Goiana de Desenho Animado. Além disso, é autor da HQ infanto-juvenil "Cidade Buraco". Atualmente, lidera as criações da Macaco Hábil como sócio e diretor, além de estar envolvido no desenvolvimento da série de animação infantil baseada em seu recente curta-metragem, "O Micronauta".

Wesley.jpg

PINTURA DIGITAL PARA ANIMAÇÃO, com Wesley Rodrigues

Wesley Rodrigues é um renomado animador, ilustrador e quadrinista brasileiro. Destacou-se no mercado editorial por suas ilustrações em "O Fantasma de Canterville" (2011) e pela coautoria da HQ "Luiz Gonzaga - Asa Branca - O Menino Cantador" (2012). Lançou os álbuns de quadrinhos "Imaginário Coletivo" (2018) e "Balde Vazio" (2020). Seus curtas-metragens premiados incluem "Faroeste — Um Autêntico Western" (2013) e "Viagem na Chuva" (2014). Com "O Violeiro Fantasma" (2017), recebeu os prêmios de melhor direção de arte e trilha sonora no Festival de Gramado. Foi homenageado no Anima Mundi 2018, o principal festival de animação da América Latina. Atualmente, desenvolve seu primeiro longa, "O Reino dos Pássaros".

Diego Akel.jpeg

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS E NOVAS LINGUAGENS EM ANIMAÇÃO, com
Diego Akel

RosanaUrbes.jpeg

DESENHO DE OBSERVAÇÃO DE MODELO-VIVO APLICADO À ANIMAÇÃO
TRADICIONAL, com Rosana Urbes

Diego Akel trabalha desde 2002 com ilustração, artes plásticas, fotografia e cinema de animação, buscando mesclar todas essas abordagens em seus trabalhos. Seus curtas-metragens foram exibidos em mais de 200 festivais e mostras por todo o Brasil e em diversos países ao redor do mundo. Reconhecido internacionalmente pela animação experimental, seus filmes foram citados em sites como Colossal, Cartoon Brew e Hypeness, além de publicações brasileiras especializadas como a revista Filme Cultura. Atualmente, desenvolve o termo Animação Livre e pesquisa a animação como uma forma espontânea de criação artística, utilizando dispositivos móveis e mesclas de tecnologias e abordagens.

Rosana Urbes é uma experiente diretora, roteirista, storyboarder e animadora, com participações em projetos de curtas e longas de animação em estúdios dentro e fora do Brasil. Contribuiu em 4 longas-metragens de animação nos estúdios Disney: "Mulan", "Nova Onda do Imperador", "Tarzan" e "Lilo & Stitch". Coordena oficinas de modelo vivo e animação para profissionais da área. Seu filme autoral de estreia, "Guida", conquistou mais de 70 prêmios, incluindo dois prêmios no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França): o Cristal "Jean Luc Xiberras" e o prêmio da crítica internacional Friprec. Atualmente, finaliza seu novo projeto autoral, o curta-metragem "Safo".

cartaz_A3_formacao_ampliada-031_edited.png
Foto Márcio.jpeg

ADAPTAÇÃO DE ROTEIRO DE HQ PARA ANIMAÇÃO, com Márcio Paixão Jr.

Márcio Mário da Paixão Júnior é Mestre em Comunicação pela UnB e Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG. Fundou a Monstro Discos, MMarte Produções e a Escola Goiana de Desenho Animado. Co-dirigiu as animações "O Ogro" e "O Evangelho segundo Tauba e Primal" (2018) e o Retrato do Mal (2022), baseadas em clássicas HQs nacionais. Além disso, é autor do gibi "A vida é Mesmo uma Maravilha" e lançou o livro "COMICZZZT!: Rock e Quadrinhos - Possibilidades de Interface" em 2015. Criou o GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos e é fundador da vertente editorial da MMarte, onde se destaca como roteirista e editor de obras como "Cidade de Sangue" (2018), "O Ditador Frankenstein e Outras Histórias de Terror, Tortura e Milicos" (2019), “Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor” (2022) e diversos outros títulos.

stories_redes_sociais_formacao_ampliada-02.jpg